quinta-feira, 14 de março de 2013

Poesia saudável


Hoje é Dia Nacional da Poesia e para mim, nada mais poético do que a alquimia da gastronomia, as cores, as consistências, os sabores... é realmente uma arte. E o resultado final é pura poesia materializada... hehe! 
E quem acompanha o blog sabe que venho tentando manter uma rotina de alimentação saudável, o que nem sempre é fácil, mas tenho me esforçado  e conseguido manter meu peso - que por sinal ainda não é o ideal, mas tudo bem, eu chego lá... hehe. Então, nessa vibe "geração saúde", tenho testado novas receitas - por que não dizer novas poesias?! - e ontem eu fiz uma panqueca "dukan", aquela da dieta das celebridades, rsrs, que propõem o corte de carboidratos até se conseguir o peso ideal. E como adoooro panqueca e a massa tradicional é bem mais calórica por conter farinha de trigo, resolvi aceitar o desafio e fazer essa receitinha. E olha, ficou ótima!

Vamos à poesia, ops, receita!
Massa:
1 colher de aveia 
1 colher de farelo de trigo (no caso não tinha farelo de trigo em casa e usei as duas colheres de aveia)
1 colher de leite desnatado ou iogurte desnatado (usei leite)
1 ovo
Sal a gosto
- Bate tudo e depois assa em frigideira untada com azeite. 
Recheio:
Bom, o recheio é completamente a critério da pessoa, claro que usando o bom senso e fazendo algo menos calórico. Eu optei por camarão ao molho de tomate e manjericão.
Primeiro temperei os camarões (já sem casca) só com sal e pimenta e deixei marinando.
Enquanto isso fui preparando o molho de tomate (quem preferir pode usar essas prontos, tem ótimas opções no supermercado). Primeiro fiz um corte em cruz no fundinho do tomate e coloquei em água fervente para soltar a pele. Depois retirei a semente e bati no liquidificador com cebola, alho, manjericão fresco e azeite. Em seguida leve ao fogo para cozinhar e acertei o sal, você pode ir colocando água, dependendo da consistência que você deseja. Acrescentei os camarões, pra cozinhar no molho e mais umas folhinhas e manjericão. Depois é só rechear a massa e pronto! 

Delícia saudável, sem prejuízos à dieta!!! Na hora de servir eu dei uma leve polvilhada com parmesão, azeite e umas folhinhas de manjericão só pra enfeitar. O acompanhamento foi só de uma saladinha e olhe, até meu namorado, que não gosta de coisinhas ligth, adorou! Espero que vocês também gostem! 

P.S: Pra tornar ainda mais poético, só com múuuusica, que nunca falta com estou na cozinha. E a de hoje é uma nova da banda Validuaté, eles musicaram um poema do grande Torquato Neto. Mais poesia que isso... ;)


Beijos, beijos, beijos \o/

Nenhum comentário: